26 de março de 2010

À procura dos ovos escondidos...



Hoje, último dia de aulas do 2º Período, fizemos um jogo: procurar ovinhos de chocolate escondidos no recreio da escola. Foi divertido!

Palavras Desenhadas por Nós II - promover a escrita criativa

As turmas do 3º e 4º ano,envolvidas na formação PNEP (Plano Nacional do Ensino do Português) estão a desenvolvre o projecto de escrita criativa - "Palavras Desenhadas por Nós". Na nossa escola a turma do 4º ano, criou duas histórias, que ilustrou em " powerpoint" e no dia 26 de Março, apresentou a turmas do Jardim de Infância e do 1º,2º e 3º ano para que estas iniciem agora a 2ª fase do projecto que consiste na elaboração de um livro,com os textos do 4º ano, mas com desenhos e arranjo gráfico seus.

Veja AQUI a 1ª fase deste trabalho na turma do 4º ano.

24 de março de 2010

Semana da Leitura: o escritor Tiago Salgueiro veio conversar connosco

Mais uma vez fomos até ao Cine-Teatro para conhecer um escritor. No dia 22 de Março conhecemos Tiago Salgueiro / José Saraiva.

Ele falou-nos da sua experiência como escritor e como ilustrador. Contou-nos como faz para criar, para imaginar as suas histórias, as personagens e as ilustrações.
Gostámos porque desenha muito bem, é simpático, tem bom-humor e boas ideias para escrever livros.

Texto do 3º A
Clica aqui para veres a reportagem fotográfica.

22 de março de 2010

Encontros de Família: "A Voz que me adormece e me Desperta no Mundo das Letras"

No dia 19, dia do Pai, realizou-se na Biblioteca Municipal o 1º dos três encontros programados em parceria pela Câmara Municipal/Biblioteca Municipal e Agrupamento de Escolas/Biblioteca Escolar/Plano Nacional Ensino do Português.
Saiba mais AQUI

Notícias do 3º A

Actualizámos hoje o nosso blogue. Se quiseres podes clicar AQUI e AQUI para saber coisas sobre o Encontro com o Escritor Tiago Salgueiro e sobre o Livro " O Sonho é..."

19 de março de 2010

Programa da Semana da Leitura prosseguiu hoje na Biblioteca da Escola

O programa da Semana da Leitura continuou hoje no
Centro Educativo, envolvendo alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo.
Teve lugar mais uma sessão de leitura animada pela Educadora Fernanda Raposo, hoje com as turmas do 1º C, do 3º A, do 4º A e da Turma 3 do Jardim de Infância.
Dum modo muito animado, ouvimos a história " O João e o Feijoeiro Mágico" e, dado que era o Dia do Pai, também vimos o livro " pê de pai ".
Para já, aqui fica a notícia breve e algumas fotografias, mas prometemos voltar a falar desta actividade com textos e mais imagens. Vai espreitando...


ENCONTRO COM O ESCRITOR e ILUSTRADOR JOSÉ SARAIVA NA PRÓXIMA SEGUNDA - FEIRA

Na próxima segunda-feira, durante a manhã, as turmas da nossa Escola vão ter mais um encontro com Escritores no Cine -Teatro. Desta vez, com José Saraiva.

Para saberes mais sobre este escritor, clica AQUI !

18 de março de 2010

Semana da Leitura com Actividades Divertidas


Esta foi mais uma semana cheia de actividades engraçadas para a nossa turma ( 1º A).

Fomos à nossa Biblioteca ouvir a Educadora Nina contar a história do João e o Pé de Feijão de uma forma muito divertida... Até levou o João!...

Hoje, fomos à sala do 3º A apresentar a história que trabalhámos " Adivinha Quanto eu Gosto de Ti". A nossa professora leu-a para todos nós e a Inês e a Adriana dramatizaram-na. No fim, todos nós cantámos a música do André Sardet.

Os meninos do 3º ano apresentaram-nos uma adaptação, em sombras chinesas, do livro " O Sonho é..." . Foi muito divertido.

Ver + fotos AQUI

Formação Cívica / Educação Sexual: Conceito de Sexualidades

No decorrer deste ano lectivo temos recebido a visita de um Psicólogo, o Dr. Fernando, que nos tem dado algumas acções de formação de Formação Cívica/Educação Sexual. No Dia 11 de Março tivemos mais uma sessão e desta vez falámos sobre «sexualidade».

Aprendemos que sexualidade é o conjunto do nosso corpo com os nossos sentimentos.

O nosso corpo começa quando se dá a fecundação, ou seja, quando se juntam as células do pai e da mãe e desta união nasce um novo ser.

É também nesta altura que começa a crescer o amor que o pai e a mãe sentem pelo seu filho, amor esse que vai durar a vida inteira.

Ao longo do tempo, desde que nascemos até que morremos, o nosso corpo está sempre a evoluir.
Todos somos diferentes e o que nos torna diferentes é o nosso corpo e são os nossos sentimentos.

Podemos ser do sexo feminino ou do sexo masculino. O corpo das meninas e dos meninos desenvolve-se de forma diferente. Cada um tem características próprias. Os nossos órgãos têm um nome e uma função específica.

Quando falamos de sexualidade devemos de fazê-lo de forma séria e responsável, sem usar piadas e anedotas.

Turma do 4.º A

16 de março de 2010

Semana da Leitura

12 de março de 2010

Resíduos em Movimento - uma viagem virtual

CLICA NESTAS IMAGENS PARA VERES UM SLIDESHOW DA VISITA DO 3º e 4º
As turmas da Escola foram visitar esta exposição. Foi uma forma diferente de recordar que os problemas do ambiente, em especial a problemática dos resíduos, devem ser uma preocupação de todos nós.

A exposição mostrava um filme, falava dos resíduos, dos processos de tratamento, do percurso dos mesmos, dos aterros, da triagem, da compostagem e da reciclagem.

A quantidade de resíduos produzida pela actividade humana é uma das grandes questões dos nossos dias. A eficaz gestão dos resíduos é fundamental para a garantia da qualidade de vida das pessoas, para a saúde pública e para a preservação do ambiente. Pensemos nisto!

Notícias do 1º B e do 1º C

Cantinho da Leitura e dos Passatempos

Preparámos um Cantinho da Leitura e dos Passatempos do 1ºB e do 1ºC numa sala comum às nossas salas de aula.

Nesta sala organizámos a Biblioteca das Turmas e temos um canto com jogos. Podemos sentar-nos numa manta com muitas almofadas e parece que estamos em nossa casa: sossegados, confortáveis e divertidos…

Só podemos lá estar com autorização da Professora e depois de concluirmos as tarefas diárias. Depois é só respeitar as regras e saber aproveitar o novo espaço e o tempo livre.

Notícias do 1º B

Os nossos peixinhos

Temos dois peixinhos na sala de aula. São o Laranjinha e o Caudinhas.

O Laranjinha é pequenino, muito mexido e resistente. Passa o dia às voltas no aquário. Foi o Samuel que o trouxe. É cor-de-laranja e daí o seu nome Laranjinha.

O Caudinhas é um pouco maior, mais gordinho e sossegado. Tem uma mancha avermelhada na cabeça e o resto do corpo é cor de salmão. Tem uma linda e comprida cauda, e por isso lhe pusemos o nome de Caudinhas. Foi o João Pedro que o trouxe. O que nos preocupa é que o Caudinhas está sempre aflito a respirar e agora nada de lado. Mudamos a água do aquário quase todos os dias, ele fica melhor mas depois volta ao mesmo. Tentamos fazer silêncio pois reparámos que ele fica mais calmo quando há pouco barulho. Vamos ver se ele recupera!

Sementeira viçosa

Estivemos a estudar os seres vivos. Por isso temos os peixinhos Laranjinha e Caudinhas na sala de aula. Mas também semeámos feijão e grão-de-bico em copos com terra e levámos para a sala. As sementes germinaram e a nossa sementeira está muito viçosa. Aguardamos que dê novos feijões e grãos-de-bico para uma sopinha deliciosa e saudável!

Só podemos lá estar com autorização da Professora e depois de concluirmos as tarefas diárias. Depois é só respeitar as regras e saber aproveitar o novo espaço e o tempo livre.

11 de março de 2010

Projecto “Histórias Contadas Por Nós”


Somos meninos e meninas com muita imaginação, gostamos muito de ouvir histórias mas ainda mais de as contar. Por isso, em vez de ser a nossa professora a contar-nos histórias na Hora do Conto, somos nós que as inventamos.

Todas as quintas-feiras, a professora Augusta diz as palavras mágicas “Era uma vez…” e cada um de nós vai acrescentando uma frase; a nossa história vai crescendo e ficando muito gira! Ao mesmo tempo, a professora regista-a no papel e copia-a no computador depois de escolhermos um título. Depois lê-nos a história final e nós ilustramos com um bonito desenho.

Já contámos muitas histórias, mais de 20! E até ao final do 1º ano ainda contaremos mais algumas.

Para os mais curiosos aqui vão os seus títulos:
O gato mágico
Dois bons amigos
A princesa e a Fada Lili
O caracol Arco-Íris
Sou o p...
A bruxa Dentuça e o gato azarado
O coelhinho comilão
O dado da Dalila
A festa dos Animais
Mais um Natal
Pai Natal doentinho
Um milagre de Natal
O galo cantor
Rimas com b do 1ºB
A flauta encantada
Um lince em perigo
Um Carnaval diferente
No país dos disparates
As letras falantes
A aventura do Caudinhas e do Laranjinha
Alfa e as estações do ano

Se quiserem conhecer cada uma das nossas histórias, basta clicar AQUI e poderão ficar a conhecê-las.

Actividades no âmbito da Semana da Leitura e Centenário da República


Convite aos Encarregados de Educação

9 de março de 2010

Alertar para a a importância de comportamentos ambientalmente saudáveis

As Escolas de Condeixa estão a fazer visitas guiadas à exposição interactiva -“Resíduos em Movimento”, promovida pela Câmara Municipal, em articulação com a ERSUC.

Além das actividades lúdicas e didácticas há também informação sobre o sistema, estruturas e processos de tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
Tem como objectivos a promoção de comportamentos ambientalmente saudáveis e a sensibilização para a utilização racional de recursos.

Podes saber mais clicando AQUI e também na fotografia.
Imagem: ERSUCÃO

A Minha Querida Avó

Fizemos para ti um breve resumo da história:

A Inês era uma menina muito feliz que vivia com a avó Mercês.

A avó tinha cabelos prateados, olhos cor de sonhos e sorriso cor de alegria. Eram duas amigas inseparáveis que se amavam muito.

Um dia, a avó adoeceu gravemente e foi internada num hospital oncológico. A Inês ficou muito triste!...

Os tios da Inês, obrigaram-na a ir para um colégio interno. A menina ficou só e muito infeliz.

No colégio, as Irmãs eram muito suas amigas e encontrou também uma amiga especial, a Cecília, que a ajudou a passar o tempo e as saudades dos miminhos da sua avó. Passaram-se dias, meses…

Certo dia, recebeu uma visita inesperada e muito especial. A SUA QUERIDA AVÓ MERCÊS estava à sua frente. Que FELICIDADE! Abraçaram-se e ficaram juntas para sempre…

Texto Colectivo do 1º B

Encontro com a escritora Susana Teles Margarido: o 1º B conta-nos como vivenciou este dia

Na passada sexta-feira, dia 5 de Março, conhecemo finalmente a escritora Susana Teles Margarido, autora do livro “Minha Querida Avó”.

Pensámos que seria uma pessoa muito especial, já que escreveu um livro muito triste mas muito bonito! Gostámos de a conhecer e de saber que a única coisa real na história é o nome da avó, o resto foi inventado.

Por falta de tempo, ficou por fazer a pergunta do Paulo: “Ao escrever o livro, também ficou triste e chorou?”. Não sabemos qual seria a resposta, mas pensamos que sim.

Quando a professora nos leu o livro, os nossos olhos encheram-se de lágrimas, pois uma avó chamada Mercês com “cabelos prateados, olhos cor de sonhos e sorriso cor de alegria” não deveria nunca ficar tão doente! E uma neta chamada Inês não deveria nunca ficar sozinha no mundo!

Ainda bem que esta história tem um final feliz pois, se assim não fosse, a nossa sala de aula ficaria inundada!...

Para recordação ficou o autógrafo da escritora com uma dedicatória a cada um de nós, para quando formos Avós nos recordarmos deste dia com muito carinho.

8 de março de 2010

Centenário da República: as turmas do 3º e 4º ano foram à Câmara participar numa conversa com o Historiador / Prof. Fernando Abreu

Para saberes mais clica na imagem.

Queridas Avós

Na sexta-feira, ficámos a conhecer a escritora Susana Margarido que escreveu o livro “ Minha Querida Avó”.
A nossa professora já nos tinha lido a história e na 5ª feira fizemos um trabalho muito engraçado: escrevemos um pequeno texto sobre as nossas avós, que nos são tão queridas, recortámos umas bonequinhas que as representavam, “vestimo-las” com tecidos e colámo-las junto dos textos.
Por último, fizemos um livro grande, que esteve exposto no Cine-Teatro, juntamente com trabalhos de outros meninos.


5 de março de 2010

Encontro com a Escritora Susana Teles Margarido

Para nos apresentar o seu livro " Minha Querida Avó " esteve, hoje, connosco a Escritora Susana Teles Margarido. Todas as Escolas do Agrupamento estiveram presentes. Ao longo da manhã tivémos a oportunidade de contactar esta escritora açoreana, que nos falou das suas obras, em especial do livro " Minha Querida Avó" e autografou os livros que adquirimos. O Cine-Teatro mais uma vez foi palco duma actividade das escolas, desta vez, tendo como objectivo a promoção do livro e da leitura.


No palco do Cine-Teatro estiveram expostos os trabalhos
das turmas sobre a obra " Minha Querida Avó"

A turma 3 do Jardim de Infância construiu um TINTEIRÃO e fez um desdobrável

4 de março de 2010

Semana da Protecção Civil: a turma do 4º ano participou na Acção " 5 Gestos de Socorro"

No âmbito da comemoração da Semana da Protecção Civil, no dia 1 de Março participámos da Acção “5 Gestos de Socorro” desenvolvida pela Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias.

Aqui aprendemos como prevenir acidentes, como alertar em situações de emergência e a melhor forma de actuar no caso de encontrarmos alguém inconsciente; ou com uma ferida grave com hemorragia e ainda com uma ferida mais superficial.

Pudemos praticar com os nossos colegas sempre orientados pelos membros da ANAFS. No final recebemos um diploma de conclusão do curso com aproveitamento. Foi uma acção de formação proveitosa em que nos divertimos a aprender.

Semana da Segurança: regras de evacuação

Ir à Escola é bom. Aprendemos coisas novas, fazem-se amigos..., por isso ela tem de ser, não só um local bonito, mas também um lugar seguro. Há algumas regras e sinais que tu deves conhecer, porque contribuem para a tua segurança.

( Introdução ao Caderno de Fichas de Actividades, elaborado pelo Agrupamento, Protecção Civil e Câmara Municipal )

3 de março de 2010

Ainda o Encontro sobre Actividades de Enriquecimento Curricular

Já noticiámos o evento neste blogue. Agora o site da Câmara Municipal apresenta uma reportagem muito completa sobre este Encontro.
Saiba + e veja as imagens.