2 de fevereiro de 2010

Pelas Artes, por Causas, por Sorrisos - Turma 1



A COWPARADE É UM ACONTECIMENTO ARTÍSTICO, UM DIVERTIDO EVENTO DE ARTE PÚBLICA DO MUNDO.

Trata-se de uma exposição de arte de rua internacional que foi apresentada nas principais cidades em todo o mundo: esculturas das vacas em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metro, avenidas importantes, e parques. Em Portugal, depois da exposição, as vacas foram leiloadas e o dinheiro foi entregue a oito instituições de solidariedade social portuguesas como a AMI, ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, a CRUZ VERMELHA PORTUGUESA etc.

É uma forma divertida de darmos relevo pelas Artes, por Causas e por Sorrisos, às preocupações com o Planeta, que são nossas e de todos.

Integrado no nosso projecto A Biodiversidade e outras diversidades, estamos a pensar levar para a rua, através da nossa arte, uma manada de vacas artísticas, para apelar e chamar à atenção para o nosso Planeta: dificuldades e problemas que atravessa, atitudes e comportamentos que todos devemos cultivar, contributos e acções que devemos desenvolver.

Tendo em conta que somos mamíferos com a vantagem de possuir competências que nos distinguem dos outros mamíferos, como a capacidade de pensar, tomar decisões e exprimi-las de muitas formas, escolhemos a arte como uma dessas formas de expressão.

Para tal criámos um protótipo: a vaca Planeta

  • Apresentamos a nossa vaca Cowparade construída com materiais reutilizados como caixotes de cartão, meias velhas, embalagens, objectos de uso pessoal, jornais e papel inutilizado.
  • Procurámos, desta forma, perceber e dar a perceber que podemos dar uma nova utilidade às coisas que nos parecem inúteis.
  • Contribuímos para dar um novo sentido às coisas e através da nossa arte expressarmos as nossas preocupações e desejos: um planeta mais limpo, mais saudável e onde todos possamos ser felizes.
  • Chamámos vaca Planeta à nossa vaca artística pois ela representa todos os que nele vivem e a forma como gostaríamos que todos vivessem.

Esperem por nós no dia 12.

As vaquinhas artísticas irão desfilar com todos e para todos!

JI /Turma 1


1 comentário:

  1. Meus queridos, voçês fizeram uma vaca maravilhosa... Parabéns! Fico á espera de continuar a ver trabalhos vossos....
    Beijoquinhas
    Prof. Célia Galvão

    ResponderEliminar