26 de março de 2010
Palavras Desenhadas por Nós II - promover a escrita criativa
Veja AQUI a 1ª fase deste trabalho na turma do 4º ano.
24 de março de 2010
Semana da Leitura: o escritor Tiago Salgueiro veio conversar connosco
Ele falou-nos da sua experiência como escritor e como ilustrador. Contou-nos como faz para criar, para imaginar as suas histórias, as personagens e as ilustrações.
Gostámos porque desenha muito bem, é simpático, tem bom-humor e boas ideias para escrever livros.
Texto do 3º A
Clica aqui para veres a reportagem fotográfica.
22 de março de 2010
Encontros de Família: "A Voz que me adormece e me Desperta no Mundo das Letras"
Saiba mais AQUI
Notícias do 3º A
19 de março de 2010
Programa da Semana da Leitura prosseguiu hoje na Biblioteca da Escola
Para já, aqui fica a notícia breve e algumas fotografias, mas prometemos voltar a falar desta actividade com textos e mais imagens. Vai espreitando...
Na próxima segunda-feira, durante a manhã, as turmas da nossa Escola vão ter mais um encontro com Escritores no Cine -Teatro. Desta vez, com José Saraiva.
Para saberes mais sobre este escritor, clica AQUI !
18 de março de 2010
Semana da Leitura com Actividades Divertidas
Esta foi mais uma semana cheia de actividades engraçadas para a nossa turma ( 1º A).
Fomos à nossa Biblioteca ouvir a Educadora Nina contar a história do João e o Pé de Feijão de uma forma muito divertida... Até levou o João!...
Hoje, fomos à sala do 3º A apresentar a história que trabalhámos " Adivinha Quanto eu Gosto de Ti". A nossa professora leu-a para todos nós e a Inês e a Adriana dramatizaram-na. No fim, todos nós cantámos a música do André Sardet.
Os meninos do 3º ano apresentaram-nos uma adaptação, em sombras chinesas, do livro " O Sonho é..." . Foi muito divertido.
Formação Cívica / Educação Sexual: Conceito de Sexualidades
O nosso corpo começa quando se dá a fecundação, ou seja, quando se juntam as células do pai e da mãe e desta união nasce um novo ser.
É também nesta altura que começa a crescer o amor que o pai e a mãe sentem pelo seu filho, amor esse que vai durar a vida inteira.
Ao longo do tempo, desde que nascemos até que morremos, o nosso corpo está sempre a evoluir.
Podemos ser do sexo feminino ou do sexo masculino. O corpo das meninas e dos meninos desenvolve-se de forma diferente. Cada um tem características próprias. Os nossos órgãos têm um nome e uma função específica.
Quando falamos de sexualidade devemos de fazê-lo de forma séria e responsável, sem usar piadas e anedotas.
Turma do 4.º A
16 de março de 2010
12 de março de 2010
Resíduos em Movimento - uma viagem virtual
A exposição mostrava um filme, falava dos resíduos, dos processos de tratamento, do percurso dos mesmos, dos aterros, da triagem, da compostagem e da reciclagem.
A quantidade de resíduos produzida pela actividade humana é uma das grandes questões dos nossos dias. A eficaz gestão dos resíduos é fundamental para a garantia da qualidade de vida das pessoas, para a saúde pública e para a preservação do ambiente. Pensemos nisto!
Notícias do 1º B e do 1º C
Preparámos um Cantinho da Leitura e dos Passatempos do 1ºB e do 1ºC numa sala comum às nossas salas de aula.
Nesta sala organizámos a Biblioteca das Turmas e temos um canto com jogos. Podemos sentar-nos numa manta com muitas almofadas e parece que estamos em nossa casa: sossegados, confortáveis e divertidos…
Só podemos lá estar com autorização da Professora e depois de concluirmos as tarefas diárias. Depois é só respeitar as regras e saber aproveitar o novo espaço e o tempo livre.
Notícias do 1º B
Temos dois peixinhos na sala de aula. São o Laranjinha e o Caudinhas.
O Laranjinha é pequenino, muito mexido e resistente. Passa o dia às voltas no aquário. Foi o Samuel que o trouxe. É cor-de-laranja e daí o seu nome Laranjinha.
Estivemos a estudar os seres vivos. Por isso temos os peixinhos Laranjinha e Caudinhas na sala de aula. Mas também semeámos feijão e grão-de-bico em copos com terra e levámos para a sala. As sementes germinaram e a nossa sementeira está muito viçosa. Aguardamos que dê novos feijões e grãos-de-bico para uma sopinha deliciosa e saudável!
Só podemos lá estar com autorização da Professora e depois de concluirmos as tarefas diárias. Depois é só respeitar as regras e saber aproveitar o novo espaço e o tempo livre.11 de março de 2010
Projecto “Histórias Contadas Por Nós”
Somos meninos e meninas com muita imaginação, gostamos muito de ouvir histórias mas ainda mais de as contar. Por isso, em vez de ser a nossa professora a contar-nos histórias na Hora do Conto, somos nós que as inventamos.
Todas as quintas-feiras, a professora Augusta diz as palavras mágicas “Era uma vez…” e cada um de nós vai acrescentando uma frase; a nossa história vai crescendo e ficando muito gira! Ao mesmo tempo, a professora regista-a no papel e copia-a no computador depois de escolhermos um título. Depois lê-nos a história final e nós ilustramos com um bonito desenho.
Já contámos muitas histórias, mais de 20! E até ao final do 1º ano ainda contaremos mais algumas.
Para os mais curiosos aqui vão os seus títulos:
O gato mágico
Dois bons amigos
A princesa e a Fada Lili
O caracol Arco-Íris
Sou o p...
A bruxa Dentuça e o gato azarado
O coelhinho comilão
O dado da Dalila
A festa dos Animais
Mais um Natal
Pai Natal doentinho
Um milagre de Natal
O galo cantor
Rimas com b do 1ºB
A flauta encantada
Um lince em perigo
Um Carnaval diferente
No país dos disparates
As letras falantes
A aventura do Caudinhas e do Laranjinha
Alfa e as estações do ano
Se quiserem conhecer cada uma das nossas histórias, basta clicar AQUI e poderão ficar a conhecê-las.
9 de março de 2010
Alertar para a a importância de comportamentos ambientalmente saudáveis
Podes saber mais clicando AQUI e também na fotografia.
A Minha Querida Avó
A avó tinha cabelos prateados, olhos cor de sonhos e sorriso cor de alegria. Eram duas amigas inseparáveis que se amavam muito.
Um dia, a avó adoeceu gravemente e foi internada num hospital oncológico. A Inês ficou muito triste!...
Os tios da Inês, obrigaram-na a ir para um colégio interno. A menina ficou só e muito infeliz.
No colégio, as Irmãs eram muito suas amigas e encontrou também uma amiga especial, a Cecília, que a ajudou a passar o tempo e as saudades dos miminhos da sua avó. Passaram-se dias, meses…
Certo dia, recebeu uma visita inesperada e muito especial. A SUA QUERIDA AVÓ MERCÊS estava à sua frente. Que FELICIDADE! Abraçaram-se e ficaram juntas para sempre…
Texto Colectivo do 1º B
Encontro com a escritora Susana Teles Margarido: o 1º B conta-nos como vivenciou este dia
Pensámos que seria uma pessoa muito especial, já que escreveu um livro muito triste mas muito bonito! Gostámos de a conhecer e de saber que a única coisa real na história é o nome da avó, o resto foi inventado.
Por falta de tempo, ficou por fazer a pergunta do Paulo: “Ao escrever o livro, também ficou triste e chorou?”. Não sabemos qual seria a resposta, mas pensamos que sim.
Quando a professora nos leu o livro, os nossos olhos encheram-se de lágrimas, pois uma avó chamada Mercês com “cabelos prateados, olhos cor de sonhos e sorriso cor de alegria” não deveria nunca ficar tão doente! E uma neta chamada Inês não deveria nunca ficar sozinha no mundo!
Ainda bem que esta história tem um final feliz pois, se assim não fosse, a nossa sala de aula ficaria inundada!...
Para recordação ficou o autógrafo da escritora com uma dedicatória a cada um de nós, para quando formos Avós nos recordarmos deste dia com muito carinho.
8 de março de 2010
Queridas Avós
5 de março de 2010
Encontro com a Escritora Susana Teles Margarido
4 de março de 2010
Semana da Protecção Civil: a turma do 4º ano participou na Acção " 5 Gestos de Socorro"
Aqui aprendemos como prevenir acidentes, como alertar em situações de emergência e a melhor forma de actuar no caso de encontrarmos alguém inconsciente; ou com uma ferida grave com hemorragia e ainda com uma ferida mais superficial.
Pudemos praticar com os nossos colegas sempre orientados pelos membros da ANAFS. No final recebemos um diploma de conclusão do curso com aproveitamento. Foi uma acção de formação proveitosa em que nos divertimos a aprender.
Semana da Segurança: regras de evacuação
( Introdução ao Caderno de Fichas de Actividades, elaborado pelo Agrupamento, Protecção Civil e Câmara Municipal )