1 de maio de 2010
Exposição " Charles Darwin, naturalista"
Darwin e a Biodiversidade
Charles Darwin foi um naturalista inglês que revolucionou o mundo com novas ideias e teorias novas.
Para tal, viajou pelo mundo à procura da biodiversidade. Foi enquanto coleccionava espécimes em terras pouco exploradas que ele começou a formular as ideias e a cozinhar teorias.
Mas se há um lugar que marcou a viagem de Darwin foram as Ilhas Galápagos. Este arquipélago inabitado por seres humanos estava povoado por espécies naturais surpreendentes como tartarugas e caranguejos gigantes, lagartos de todas as cores e tamanhos ou aves de todas as classes. O mais estranho era que, ao mudar de ilha as espécies eram outras totalmente diferentes ou as mesmas com variações destacáveis: como os tentilhões das Galápagos, com bicos adaptados aos tipos de alimentos, penas de diferentes cores ou cabeças com formas mais arredondadas ou alongadas – e tartarugas gigantes com carapaças diferentes de ilha para ilha conforme o clima que se fazia sentir em cada uma das ilhas.
Foi registando todas estas descobertas nos seus cadernos para poder pesquisar, estudar, analisar e concluir quando regressasse.
Mais tarde retira-se para uma casa no campo, onde se dedica ao estudo e à demonstração das suas teorias novas, registando-as nos seus livros. A Origem das Espécies foi a sua obra mais famosa. Darwin continua a escrever e a publicar trabalhos na área da Biologia por toda a sua vida.
Se quiserem conhecer mais um pouco da sua vida, das suas novas ideias e teorias que revolucionaram a ciência, visitem a nossa Exposição no Jardim-de-infância nº2 do Centro Educativo de Condeixa.
Gostaríamos de partilhar convosco as nossas experiências sobre “ Charles Darwin, naturalista”.
Avô Darwin vai gostar!
Etiquetas:
JI / turma 1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu já fui visitar a Exposição ao JI e ...Adorei.
ResponderEliminarVão todos com os vossos prof. fazer uma visitinha, pois como dizem os vossos coleguinhas, até o avô Darwin vai gostar de vos ver.
Parabéns, pequenos cientistas!
Beijinhos
Prof. Célia Galvão